Nos últimos dias, a Unesco promoveu em Paris a Digital Learning Week 2025, evento que reuniu especialistas, pesquisadores e educadores do mundo todo para debater os impactos e as possibilidades da inteligência artificial na educação. Foram discutidos temas centrais para o futuro da escola, como alfabetização digital, segurança online, personalização da aprendizagem, uso ético da IA, ambientes digitais integrados e formação de cidadãos críticos.
Muitos dos desafios e das soluções apresentados nos debates já fazem parte das práticas do UNOi. Enquanto o mundo discute como integrar tecnologia com intencionalidade pedagógica, nós já apoiamos nossas escolas parceiras nessa jornada, com o Ecossistema Digital Integrado (EDI), plataformas de aprendizagem, avaliações diagnósticas, consultoria pedagógica personalizada e ferramentas que respeitam o ritmo e a singularidade de cada estudante.
A Digital Learning Week 2025 destacou a importância de preparar alunos para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade marcada pela tecnologia. No UNOi, acreditamos exatamente nisso: a educação digital não é tendência, mas realidade, e precisa ser vivida de forma crítica, ética e colaborativa.
O evento também trouxe provocações poderosas sobre o papel da IA na educação: até que ponto precisamos dela em todas as dimensões? Como garantir que a tecnologia esteja a serviço das pessoas, e não o contrário? Essas são perguntas que já nos movem no UNOi. Nossa missão é integrar as tecnologias digitais ao currículo com intencionalidade, promovendo ambientes de aprendizagem inovadores, que desenvolvem autonomia, criatividade, competências socioemocionais e cidadania digital. Mais do que recursos, essas tecnologias são parceiras que apoiam na elaboração de propostas, ampliam estratégias, fortalecem a formação contínua, mantêm os educadores atualizados e relembram, a cada dia, a grandeza da missão de ensinar e transformar vidas.
Também foi discutido na Digital Learning Week 2025 que formar cidadãos críticos é um dos grandes desafios da era digital. Em um mundo de excesso de informações, fake news e inteligência artificial, preparar os estudantes para analisar, questionar e fazer escolhas conscientes é essencial. Essa visão dialoga diretamente com o que acreditamos no UNOi: a tecnologia só tem sentido quando contribui para a formação integral do aluno, estimulando pensamento crítico, autonomia, ética digital e responsabilidade social. Para nós, ser cidadão no século XXI significa saber usar os recursos digitais não apenas para consumir, mas para criar, colaborar e transformar realidades.
Se a grande lição da Digital Learning Week foi que a discussão sobre IA e educação é, sobretudo, ética, social e política, podemos afirmar com orgulho que o UNOi já trilha esse caminho, construindo diariamente, junto às escolas parceiras, experiências digitais que transformam a aprendizagem e preparam os
estudantes para os desafios do século XXI. Afinal, o UNOi é uma proposta viva de educação que vai além da BNCC, formando alunos que desenvolvem consciência digital, pensamento crítico e analítico e competências como ética, empatia e colaboração, além de desenvolvimento socioemocional, habilidades indispensáveis para viver e transformar o mundo de hoje e do futuro.
Porque o futuro da educação não está apenas sendo debatido na sede da Unesco em Paris. Ele já está acontecendo aqui, nas salas de aula do UNOi.
Barbara Jacob
Consultora pedagógica UNOi